My Way

Help

Aplicando Visibilidade

Além da visibilidade por subordinação, configurada no Cadastro de categorias, estabeleça entre as categorias a Visibilidade Aplicada, que consiste em permitir que usuários de uma categoria possam visualizar e manter dados de usuários que não sejam seus subordinados.

Caso o sincronismo realizado não utilize grupo de empresas ou a empresa não faça parte do grupo, será permitido selecionar apenas a Empresa para obter as categorias automáticas e manuais, caso existam.

Quando o sincronismo realizado utilizar grupo de empresas, será permitido selecionar Grupo e/ou Empresa. Ao selecionar um grupo de empresas serão listadas todas as categorias automáticas do tipo gestor e funcionário compartilhadas entre as empresas do grupo. Ao selecionar uma empresa específica que compõe o grupo de empresas serão listadas apenas as categorias manuais da empresa selecionada, caso existam.

Visibilidade por Tipo

Nesta seção, defina a visibilidade dos usuários pertencentes à categoria selecionada sobre todas as empresas cadastradas, usuários pertencentes à outras categorias e/ou de empresas específicas.

Selecione a visibilidade sobre Todas as empresas, Empresas específicas ou Categorias específicas.

Caso selecione a opção Empresas Específicas, consulte e adicione a(s) empresa(s) que desejar. Se estiver selecionado a opção Categorias específicas, consulte e adicione a(s) categoria(s) desejada(s), e se desejar incluir também na visibilidade os subordinados da categoria específica, marque a opção Considerar hierarquia.

EXEMPLO

Exemplo de visibilidade aplicada por categoria específica e empresa específica:

- A visibilidade da categoria Gerência de RH sobre as categorias Supervisão de Departamento Pessoal e Analista de Departamento Pessoal, estabelecida através da subordinação selecionada no Cadastro de categoria, caracteriza a Visibilidade Hierárquica.

- Com a categoria Gerência de Produção, a categoria Gerência de RH não possui nenhum tipo de subordinação mas possui visibilidade através da opção Aplicar visibilidade, caracterizando a Visibilidade aplicada. Caso na aplicação desta visibilidade o usuário marcar a opção Considerar hierarquia como Sim, serão incluídos na visibilidade a categoria Técnico Operacional e demais categorias subordinadas à categoria Gerência de Produção, caso existam.

- A visibilidade aplicada à Empresas específicas possibilita que a categoria Gerência de RH possa acessar e manter os dados de todos usuários pertencentes à Empresa Demonstração Ltda.

ATENÇÃO

Categorias cadastradas manualmente serão apresentadas somente quando selecionadas as empresas nas quais foram cadastradas.

Visibilidade por Conceito

Nesta seção defina a visibilidade dos usuários pertencentes à categoria selecionada, sobre outros usuários obtidos a partir dos valores estabelecidos para os atributos disponíveis.

Para qualquer conceito, é possível adicionar os parâmetros de forma Includente ou Excludente, ou seja, para que os usuários que possuem os valores estabelecidos para os atributos, sejam considerados ou desconsiderados na visibilidade aplicada. Marcando o indicador Desconsiderar os valores contidos no conceito, os valores que informar para algum conceito terá caráter excludente. Caso não marque a opção, os valores configurados serão considerados (caráter includente).

EXEMPLO

Caso deseje conceder visibilidade sobre todos os usuários de uma empresa, exceto do usuário que ocupa o cargo de Diretor(a) Financeiro, ao invés de adicionar parâmetros que concedam visibilidade sobre todos os outros usuários (caráter includente), estabeleça a visibilidade para a empresa desejada, e efetue o filtro deste cargo com o indicador Desconsiderar os valores contidos no conceito marcado (caráter excludente).

Caso deseje considerar os níveis inferiores da Lotação selecionada, ao aplicar a visibilidade, marque a opção Considerar Níveis Inferiores.

ATENÇÃO

Não é possivel considerar a Lotação de nível inferior, caso a mesma esteja sendo contemplada na visibilidade de outra lotação já adicionada.

EXEMPLO

Supondo que a Lotação de código 1.00.00 foi adicionada com a opção Considerar Níveis Inferiores marcada, não será possível adicionar a Lotação de código 1.01.00, visto que a mesma já está contemplada na visibilidade, por ser de nível inferior à Lotação de código 1.00.00.

Caso a Lotação a ser adicionada seja de nível inferior à outra já contemplada para a visibilidade, ao adicioná-la, defina, através da opção Existem lotações de nível inferior já configuradas para esta lotação. Deseja removê-las?, se a visibilidade existente será excluída, permanecendo somente a que está sendo cadastrada, ou não, mantendo a visibilidade sem alterações.

EXEMPLO

Ao adicionar a Lotação de maior nível (código 1.00.00) utilizando a opção Considerar Níveis Inferiores e marcar Sim para a opção Existem lotações de nível inferior já configuradas para esta lotação. Deseja removê-las?, será excluida a visibilidade existente e todas as lotações de níveis inferiores à Lotação de código 1.00.00, passarão a ser consideradas na visibilidade que está sendo aplicada.

Ao adicionar a Lotação de maior nível (código 1.00.00) utilizando a opção Considerar Níveis Inferiores e marcar Não para a opção Existem lotações de nível inferior já configuradas para esta lotação. Deseja removê-las?, a visibilidade atual será mantida e nenhuma alteração será realizada.

- Inserindo filtro de visibilidade apenas para Empresa:

Para aplicar visibilidade apenas para o conceito Empresa, selecione a empresa desejada no campo correspondente, e acione a opção (Adicionar filtro de empresa), que se encontra ao lado do campo Empresa.

Ao adicionar o filtro apenas de empresa, será requisitado o sentido da aplicação de visibilidade (includente, quando acionada a opção (Cancelar), ou excludente, quando acionada a opção (Confirmar)).

- Inserindo filtro de visibilidade para demais conceitos:

Selecione a Empresa a qual irá aplicar a visibilidade por conceito, informe os valores para os conceitos desejados, e clique em (Inserir Novo Filtro), localizado na parte inferior da tela. Os filtros podem ser utilizados com vários conceitos e para que um funcionário se enquadre neste tipo de filtro, ele deverá possuir ou não (de acordo com a forma definida, includente ou excludente), pelo menos um valor para cada conceito utilizado.

ATENÇÃO

Os funcionários que não possuírem valores definidos para o conceito em sua ficha cadastral do FPW Cadastros e Cálculos, não será considerado na elegibilidade da visibilidade quando o sentido para o atributo selecionado for includente, visto que o valor vazio (sem valor definido) não corresponderá a um dos valores do conceito. Caso os valores definidos para tal conceito tenha sentido excludente, o funcionário será enquadrado, pois, o fato de não ter conceito definido significa que ele não possui nenhum dos valores definidos.

Para salvar as visibilidades parametrizadas, confirme a operação .

ATENÇÃO

As visibilidades por Tipo e por Conceito podem ser utilizadas em conjunto, sendo que o resultado será a soma das visibilidades configuradas.

Topo